O que eu aprendi com o fundador da Amazon

2 min. de leitura

O sucesso inquestionável da Amazon foi construído a partir de uma premissa:

“Foco em coisas que não mudam.”

Há dois anos, uma matéria da Inc mostrou como Jeff Bezos construiu sua empresa pensando dessa forma.

Foco naquilo que permanece estável ao longo do tempo.

Eu lembrei deste ensinamento após publicar uma série de stories no meu Instagram (assista aqui), quando questionei a necessidade de um criador de conteúdo se manter ativo na plataforma.

A minha tese é que, quando você se concentra em produzir e crescer no Instagram, você acaba priorizando a criação de conteúdo superficial e efêmero que não traz resultados futuros.

Não permite o efeito de juros composto sobre o conteúdo, entende?

De certa forma, é isso que Bezos quer transmitir quando diz o seguinte:

“Com frequência, as pessoas me perguntam:

‘O que vai mudar nos próximos dez anos?’

E essa é uma pergunta muito interessante, muito comum. Quase nunca me perguntam:

‘O que não vai mudar nos próximos dez anos?’

E eu digo a vocês que essa segunda pergunta é, na verdade, a mais importante das duas – porque você pode construir uma estratégia de negócios pensando nas coisas que se mantêm estáveis com o tempo.

É impossível imaginar um futuro em dez anos em que um consumidor vai chegar em mim e dizer:

‘Jeff, eu adoro a Amazon; eu gostaria apenas que os preços fossem um pouquinho mais caros’. Ou, então, ‘Eu adoro a Amazon, só queria que a entrega demorasse mais.’”

Se você tem visão de longo prazo e está plantando para colher no futuro, seu conteúdo deve seguir essa premissa.

O que seu público gostaria de saber hoje que continuará relevante no futuro?

Que tipo de conteúdo você pode publicar hoje que não precisará de grandes atualizações no futuro se mantendo perene?

Quando você pensa dessa forma, usar o Instagram como principal ou único canal de distribuição é tolice – porque o conteúdo se perde facilmente.

É por isso que eu estou construindo o CONTEUDO.org a partir de artigos longos, complexos e densos.

Eu estou investindo muito tempo no plantio agora para que a colheita seja farta e recorrente no futuro.

8 comentários em “O que eu aprendi com o fundador da Amazon”

  1. Curti demais, Will. Me lembrou bastante a ideia do This is Marketing, das suas lives do BinderCast, sobre focar a estratégia não em hacks e truques passageiros mas no que é essencial do ser-humano, no que não muda ou demora muito tempo para mudar. Continue! Abração.

    Responder
  2. ‘O que não vai mudar nos próximos dez anos?’ – Quando li essa pergunta pela primeira vez a minha cabeça explodiu. Acredito que estamos tão obcecados por inovações e tendencias e deixamos pra segundo lugar ou não direcionamos muito a atenção as coisas mais “básicas” ou imutáveis em nossos comportamentos.
    Keep up the good work Will!! ??

    Responder
    • É uma tremenda mudança de perspectiva, não é?

      Coisa simples, mas contra-intuitiva. Quando li sobre isso pela primeira vez, me peguei pensando: “Por que raios não pensei nisso antes?” 😀

      Concordo com você. Vivemos numa época em que todos estão entusiasmados com a próxima novidade e acabam negligenciando os fundamentos que nos trouxeram até aqui.

      Responder
  3. Fala Will

    É mesmo um desafio produzir o tempo todo, você acaba caindo na superficialidade, ou tem que falar das mesmas coisas, de formas diferentes.

    Pensar no que NÃO vai mudar é bem inteligente para o longo prazo.

    Por outro lado, as pessoas buscam novidades, e mais que isso, os algoritmos do FB e IG priorizam as novidades. Por lá o jogo é esse. Aqui nesse seu ambiente vc pode fazer do seu jeito, desejo muito sucesso pra você.

    Abs. Scalon

    Responder
  4. Passei tanto tempo estudando e consumindo informação que chegou um momento que meus pensamentos era de que estava louca em pensar como tu explicou, como na contramão do que todo mundo faz e dá certo. Mas pensar assim não está errado e mais do que nunca não está de maneira alguma na contra mão, está além do tempo que o olho vê e da ação que o presente já exige. Fico feliz de poder te encontrado agora na fase de vida que estou vivendo e quando decidi transbordar o que já tenho dentro de mim e que pode transformar a vida de alguém. Gratidão

    Responder

Deixe um comentário